Srila Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja manifestou o desejo de Realizar as Comemorações de seu Vyasa Puja 2010 no Brasil, desta forma pela graça de Srimati Radharani tivemos a presença divina de Srila Gurudeva,transcedental oportunidade de nos associar e ouvir diretamente dos Lábio de Lótus do Puro Devoto: "Krsna Katha"..

sexta-feira, 5 de março de 2010

Sri Vyasa Puja 2010 Reportagem

Queridos devotos, dandavats
!!!
SEGUE TRADUÇÃO DE REPORTAGEM PUBLICADA NO PUREBHAKTI.COM PARA O SITE JORNAL HARE KRISHNA.

REPORTAGEM

SRI VYASAPUJA DE SRILA BHAKTIVEDANTA NARAYANA GOSVAMI MAHARAJA EM SÃO PAULO, BRASIL

12 A 17 DE JANEIRO DE 2010


Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja chegou a São Paulo, Brasil, no dia 10 de Janeiro, depois de um longo tempo ser vir ao país (desde 2003). Ele participou do festival de Sri Vyasa Puja durante uma semana em um grandioso resort-hotel chamado Del Verde, situado a apenas dez minutos de sua bela residência na casa de Sundarananda dasa e Gita dasi. Havia cerca de 600 devotos, a maioria da América do Sul, e muitos outros da Inglaterra, Rússia, Estados Unidos e outros países.



Antes da maioria dos discursos vespertinos houve peças teatrais e apresentações de dança.



Na primeira noite do festival, um comissionado da Embaixada Indiana de São Paulo compareceu ao evento. Ele presenteou Srila Maharaja com uma guirlanda de flores, e Srila Maharaja fez o mesmo. Falou algumas palavras em honra a Srila Maharaja, e então Srila Maharaja pronunciou seu discurso. Seu hari-katha foi traduzido por Acyuta-priya dasi, e Srila Maharaja demonstrou seu apreço por sua habilidade.

Primeiramente glorificou seu siksa-guru Srila Prabhupada Bhaktivedanta Svami Maharaja, e falou sobre seu transcendental relacionamento com ele. Ele disse à audiência, “Eu viajei por todo o mundo, visitando os lugares que ele santificou. Essa é minha trigésima turnê mundial.”



Por favor, clique aqui para ver um pedaço do vídeo: http://sbnmcd.org/movies/20100112_Brazil%20part2.wmv

Em sua explicação sobre a gloriosa celebração do Vyasa-puja, ele começou falando, “Em seu dia de nascimento, um acarya adora seu guru-parampara. Isso se chama Vyasa-puja. Vyasa-puja não é um dia no qual o guru ou acarya recebe muitas coisas de seus discípulos. Neste dia ele adora Vyasadeva, seu próprio Gurudeva, todo o guru-parampara (sucessão discipular), declarando em essência: ‘Estou seguindo o caminho do meu guru-parampara’.

“Qual é o significado de ‘Vyasa’? É a linha, ou diâmetro que toca a circunferência de um círculo em qualquer ponto, e então toca o ponto central e vai até o outro lado da circunferência – isso é chamado Vyasa. É a linha que toca os lados opostos de um círculo, passando pelo ponto central.

“Assim, Vyasa é aquele que prega por todo o mundo (o mundo representa a circunferência) dizendo que somos partes e parcelas de Krsna, servos eternos de Krsna. Nós nos esquecemos Dele, e é por isso que Sua maya ilusória nos jogou forçosamente neste mundo. O guru genuíno é aquele que se senta em uma asana e, tendo realizado a mensagem de Vyasa, prega a mesma mensagem. Aqueles que entenderem e seguirem esse princípio lembrar-se-ão de Krsna através da misericórdia de seu sad-gurudeva, e lembrarão-se de Krsna através da prática de bhakti-yoga. Isso não é possível se a pessoa tiver um guru comum.

“O que é bhakti-yoga? Exercícios para o corpo não são o significado real de yoga, embora essa concepção seja divulgada por todo o planeta. A palavra ‘yoga’ significa adicionar uma coisa à outra. Isso vem da palavra sânscrita yoga, que significa ‘conectar’. Em última análise, yoga significa a conexão das almas (jivas) - que se esqueceram de Krsna e foram jogadas neste mundo miserável - com o próprio Krsna. Um guru verdadeiro desperta esse relacionamento, e então Krsna misericordiosamente as leva para Goloka Vrndavana e ocupa tais almas no serviço a Sri Sri Radha-Krsna.

“Krsna é muito, muito misericordioso. Ele algumas vezes vem pessoalmente junto com Seus associados, e algumas vezes vem como Seu poder, na forma de Gurudeva, o acarya (preceptor espiritual): Ele vem na forma de Srila Ramanujacarya, Srila Madhvacarya, Srila Visnusvami, Srila Nimbiditya, Srila Madhavendra-puripada.

“Ademais, Ele vem como Sri Caitanya Mahaprabhu. Embora Mahaprabhu seja a própria Suprema Personalidade de Deus, ele foi de porta em porta dizendo: “Se vocês não podem vir a Mim por terem se esquecido completamente de seu relacionamento com Krsna, então irei de porta em porta para dizerem a vocês que sigam bhakti-yoga e obtenham o serviço a Krsna.”



A cada manhã, antes de sair para sua caminhada matinal às 6:00am, Srila Maharaja oferecia flores às Deidades em sua residência. Ele andava em um parque bem perto dali, e respondia a várias perguntas dos devotos. Ele voltava para casa por volta das 7h, quando sentava-se por alguns minutos para receber alguns devotos que esperavam por sua volta.



No dia de seu Vyasa-puja, 14 de Janeiro, Srila Maharaja foi para a sala do templo que estava muitíssimo bem decorada às 10h30am, quando executou arati para todo o guru-parampara (sucessão discipular de mestres espirituais). Depois de completar a execução de arati e adoração, os devotos presentes começaram o seu guru-puja. Depois disso todos foram até sua vyasasana, um a um, para oferecer guirlandas e outros presentes. Isso levou cerca de uma hora, enquanto o kirtana ressoava por todo o salão.



Srila Maharaja disse à audiência, “Seguindo os princípios indicados por nossas literaturas Védicas, completamos o Vyasa-puja. De acordo com este puja-paddhati, adoramos Sapta-pancaka (sapta significa ‘seven,’ e pancaka significa ‘cinco.’ Há sete grupos com cinco personalidades adoráveis em cada grupo): 1) guru-pancaka (Sri Guru, Parmaguru, Paramesthi-guru, Paratpara-guru, Paramparatpara-guru); 2) acarya-pancaka (Sri Sukadeva, Ramanuja, Madhva, Visnusvami, Nimbaditya); 3) vyasa-pancaka (Sri Vedavyasa, Pail, Vaisampayana, Jaimini, Sumanta); 4) sanakadi-pancaka (Sri Sanak, Sanatkumara, Sanatana, Sanandana, Visvaksena); 5) krsna-pancaka (Sri Krsna, Vasudeva, Sankarsana, Pradyumna, Aniruddha); 6) upasya-pancaka (Sri Radhika, Krsna, Gaura, Gadadhara, Sri Gurudeva); e 7) panca-tattva (Sri Krsna Caitanya, Nityananda, Advaita Acarya, Gadadhara, Srivasa).

“Esse princípio e procedimento vem de tempos muito antigos, e há pouco tempo for redescoberto por Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada. Nós seguimos exatamente esse procedimento.



Como representante de Srila Maharaja, Sripad Vana Maharaja executando adoração de Sapta-pancaka.

Srila Maharaja falou sobre a estória de Nityananda Prabhu e Sri Caitanya Mahaprabhu e Seus associados executando Vyasa-puja na casa de Srivasa Pandita. Para detalhes desse passatempo, por favor vejam a aula de Vyasapuja (Havaí, 2004) que mandamos há poucos dias, ou ouça online no site www.purebhakti.tv).

Depois de relatar esse passatempo, ele disse: “O que obteremos ao celebrar Vyasa-puja: Obteremos krsna-bhakti pura, o que significa pura prema-bhakti. Oro para que Krsna e Sri Caitanya Mahaprabhu sejam misericordiosos com vocês ao conceder pura krsna-bhakti em seus corações, e oro para que sejam felizes neste mundo e no mundo transcendental.”



Gaura-premanandi hari hari bol!

tradução : acyuta priya

Jaya Srila Gurudeva !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário